FAQ – Jotta
(35) 3291-1793 jotta@jotta.com.br
Alfenas/MG Av. Lincoln W. da Silveira, 1231

FAQ

O que é Energia Solar fotovoltaica?

A Energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da radiação solar. Quanto maior a radiação solar nas placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida. Mesmo em dias chuvosos é possível gerar energia elétrica, porém será em intensidade menor.

A energia solar funciona a noite?

Como não tem radiação solar durante a noite, o sistema não irá gerar energia elétrica. Mas não se preocupe você não ficará sem energia elétrica no período noturno, pois o sistema fotovoltaico é conectado à rede da concessionária e neste período você é abastecido por ela.

É vantagem investir em energia solar?

A energia solar contribui para a preservação do meio ambiente e é uma fonte de energia limpa e renovável. Este investimento se torna mais vantajoso financeiramente para aqueles consumidores que gastam R$ 300,00 ou mais por mês. Os benefícios são vários, sendo um deles a economia de até 99% na conta de energia, a valorização do imóvel e você se protege contra o aumento das tarifas futuras

Em quanto tempo o meu investimento se paga?

Este prazo pode variar de acordo com a tarifa aplicada no cadastro da concessionaria, mas normalmente varia de 3 a 6 anos. Os constantes aumentos na conta de energia, muito provavelmente o seu investimento se pagará em ainda menos tempo.

Qual o tamanho e quanto custa um sistema de energia solar

O tamanho e o investimento de instalação de energia solar vão sempre variar de acordo com o consumo de energia elétrica. Quanto maior o consumo, maior será a quantidade de placas e demais equipamentos necessários para abastecer o consumo de energia elétrica.

Como a energia solar afeta os valores do meu imovél?

Estudos mostraram que casas com sistemas de energia solar são mais vendidas e por valores mais altos do que casas sem o sistema de geração.

Como funciona um sistema de energia solar?

Para se beneficiar do consumo sustentável de energia elétrica e ainda ter o desconto na conta do final do mês, a instalação deve ser com o sistema On-Grid ou popularmente falando, como sistema conectado à rede da concessionária de energia local. De acordo com a radiação solar, o sistema irá produzir energia elétrica. Esta energia é automaticamente consumida pelos equipamentos que estão em funcionamento naquele momento, isto é chamado de autoconsumo. O excedente é injetado na rede elétrica da distribuidora, assim gerando créditos que são consumidos no período noturno, dias chuvosos, dias de baixa produção ou até em outros imóveis de mesma titularidade (CPF ou CNPJ)

Os painéis solares funcionam em um apagão?

Se o seu sistema de painéis solares estiver conectado à rede, ele será desligado no caso de um apagão ou queda de energia. Isso serve para evitar que profissionais que fazem o reparo da rede elétrica de distribuição sejam feridos por seus painéis injetando energia de volta à rede.

Como eu monitoro a produção de energia solar do meu sistema?

Compre um inversor fotovoltaico de qualidade e conecte ele na Internet! Você vai poder ver a produção de energia solar em tempo real pelo celular, tablet ou computador em qualquer lugar do mundo! Além disso este sistema vai armazenar as informações de produção e você poderá comparar quais meses o seu sistema funcionou melhor.

Eu ainda receberei uma conta de luz se eu tiver painéis solares?

Sim, se seu sistema for conectado a rede da distribuidora, você receberá uma conta mensal com o valor do custo de disponibilidade, isso se seu sistema foi projetado para gerar 100% da energia que você consumiu. Caso você venha a consumir mais energia do que o sistema produziu, você pagará somente pelo consumo extra.

O que é a homologação do sistema junto a distribuidora?

Todo o sistema conectado a rede da concessionária precisa ser homologado. Para isso é elaborado um projeto baseado em todas as normas vigentes, juntamente com uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitida por um engenheiro eletricista habilitado. Juntamente com outras documentações necessárias, o projeto é submetido a análise e aprovação do mesmo pela distribuidora de energia local.

Se até o fim do mês eu produzir mais energia do que eu consumi eu posso vender este excedente para a distribuidora?

Não, de acordo com Resolução 482/12 da Aneel, se você produzir mais energia do que consumiu, esta energia excedente torna-se crédito acumulado e têm validade de até 60 meses contados a partir do mês que foi gerado.

Quantos anos dura um sistema de energia solar?

Em média, 25 anos, desde que os equipamentos sejam de boa qualidade, bem cuidados e dimensionados corretamente. Depois desse tempo, o sistema continua funcionando, mas com menor eficiência – a vida útil dos painéis solares pode chegar a 50 anos. Porém a cada ano, eles perdem uma porcentagem de eficiência até que essa vida útil acabe.

E se chover granizo? Os painéis solares são resistentes ao granizo?

Sim, o dano aos painéis solares por chuva de granizo é extremamente raro. Além do mais, os painéis solares não costumam ter impactos diretos durante a chuva de granizo devido aos ângulos inclinados dos telhados onde eles são instalados, desta forma reduz-se ainda mais a possibilidade de danos por granizo.

Como é feita a manutenção da energia solar? É caro?

A manutenção é bastante simples e de fácil acesso ao proprietário do sistema. De um modo geral, basta limpar as placas com água e vassoura de cerda macia. Normalmente essas limpezas são feitas uma ou duas vezes por ano, ou quando você notar que elas estão muito sujas por conta da falta de chuva.

Como escolho um instalador solar?

Existem alguns critérios que podem ser exigidos. Confira se eles são habilitados, se possuem uma boa experiência e se conseguem fornecer referências de outros serviços executados. Reúna-se com a empresa instaladora pessoalmente antes de assinar um contrato para garantir que você tenha uma relação de confiança com ela.

Como eu comparo cotações solares?

Caso você tenha mais de uma cotação de diferentes empresas, compará-las pode ser uma tarefa difícil para quem não entende muito do assunto. Nem todas as empresas instaladoras solares usam as mesmas premissas e métricas subjacentes quando ofertam seus materiais. Exija sempre que o seu sistema seja dimensionado de acordo com a etiqueta do INMETRO fixadas nas placas, ou a garantia de energia gerada conste no contrato, pois cada vez mais as empresas prometem uma certa quantia de geração de energia e na realidade o sistema ofertado por ela não tem potência suficiente para o seu consumo.

Quais as diferenças entre energia solar fotovoltaica e aquecimento solar?

Ambas utilizam a mesma fonte, o sol, porem a energia solar fotovoltaica utiliza a luz solar para poder gerar energia elétrica e o aquecimento solar utiliza o calor do sol para esquentar a água.

O que é preciso que o imóvel tenha para que seja instalado sistema fotovoltaico?

O imóvel precisa ter um padrão de energia elétrica que forneça 220 volts ou mais. Também é necessário um local apropriado para a instalação dos painéis, ou seja, precisa ser aberto e ter a incidência solar durante a maior parte do dia. Os painéis podem ser instalados em telhados, lajes ou em solo.

Preciso substituir meu telhado antes de instalar a energia solar?

Sistemas de energia solar podem durar mais de 25 anos, e pode ser caro removê-los e reinstalá-los se você precisar substituir seu telhado. Se o seu telhado necessitar de manutenção a curto prazo, deverá reformá-lo antes de instalar o seu sistema solar.

Posso contratar um financiamento de energia solar para minha casa, empresa ou propriedade rural?

Você pode e deve procurar linhas de financiamento. Atualmente existem diversas linhas de financiamento de acordo com o perfil do cliente. Os juros partem de 0,5% ao mês + CDI para pessoas físicas ou jurídicas, e podem ser parcelados em até 120 meses. E para produtor rural esses juros podem ser a partir de 3% ao ano com prazo máximo de 10 anos e podem ter até 3 anos de carência para o pagamento da primeira parcela.

Quanto tempo leva para que a energia solar seja instalada no imóvel?

Depende da facilidade (ou dificuldade) de acesso ao local onde os painéis ficarão, normalmente eles ficam no telhado. Mas, de forma geral, podemos dizer que leva de 1 a 2 dias para que a energia solar seja devidamente instalada em pequenas residências. Instalações maiores, em grandes comércios, fazendas e indústrias, podem demorar mais de semanas e até meses.

Open chat
Estamos online